Vídeo: Elenco de ‘O Mágico de Oz’ prestigia reinauguração da estátua de João Caetano

Depois de 20 anos João Caetano teve finalmente seu punhal recuperado!

A estátua de bronze que homenageia um dos mais famosos atores brasileiros do século XIX, João Caetano dos Santos (1808 - 1863), acaba de ser devolvida à cidade do Rio de Janeiro totalmente restaurada e completa.

Depois de 20 anos João Caetano teve finalmente seu punhal recuperado!

A estátua de bronze que homenageia um dos mais famosos atores brasileiros do século XIX, João Caetano dos Santos (1808 – 1863), acaba de ser devolvida à cidade do Rio de Janeiro totalmente restaurada e completa. O punhal de bronze que havia sido roubado foi reintegrado ao monumento graças à ação de Edgar Duvivier, que executou a restauração. Pra quem não sabe Edgar, além de ser videomaker da Möeller & Botelho e músico, também é escultor.

“Levamos dois meses pra restaurar a estátua. Ela estava sem o punhal há mais de 20 anos e muito suja”, conta Edgar.

Para recompor a peça faltante ele foi ao Museu de Belas Artes para medir a espada original, já que a instituição possui uma cópia em gesso do monumento. Depois, com as medidas do original, Edgar refez um punhal de madeira que posteriormente foi fundido em bronze na Fundição Rogério Silva, em Irajá.

Segundo o escultor quem tentar roubar a peça daqui por diante terá muito trabalho: “Reforcei o punhal com um vergalhão bem grosso de aço, o que faz com que seja mais difícil de roubar. Pelo preço que eles podem vender aquela espada num ferro velho, e o trabalho que vai dar pra serrar, é melhor tentar arrumar dinheiro em outro lugar”.

A cerimônia de reinauguração da estátua do ator ocorreu no último sábado, 8, um pouco antes da matinê do musical ‘O Mágico de Oz’, em cartaz no teatro homônimo, na frente ao qual situa-se o monumento. O elenco, músicos e equipe técnica do espetáculo, como os atores Maria Clara Gueiros, Lucio Mauro Filho, Pierre Baitelli, Malu Rodrigues e Nicola Lama, entre muitos outros, prestigiaram o evento e descerraram o pano da estátua.

“A gente deveria cuidar da cidade como cuida da nossa casa, e no que for possível, a gente ajuda a Prefeitura nessa conservação. Se pudermos não sujar, ou ajudar a limpar, a restaurar, a cidade vai ficar muito melhor para todos. É como a gente faz em casa. A gente não fica esperando (ou não deveria ficar) a empregada aparecer pra limpar tudo, ou para apanhar um papel no chão, ou lavar uma louça. A gente vai lá e faz. Acho que esse restauro, e a atitude do Luiz Calainho de financiar o restauro, devia servir de exemplo para outras pessoas físicas ou jurídicas que gostem do Rio de Janeiro”, disse Edgar.

A obra foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura do Rio.

A estátua em bronze do ator João Caetano é de autoria do escultor Francisco Manuel Chaves Pinheiro. A peça, em tamanho natural, foi fundida em Roma, em 1860, e pesa 800 quilos. Na obra, o ator interpreta Oscar, filho de Ossin, de Arnoult.

Quando foi inaugurada, em 1891, a estátua do famoso ator ficava em frente à já demolida Academia Imperial de Belas Artes, na Avenida Passos. Em 1916, a escultura foi transferida para a frente do Teatro João Caetano, antigo Real Teatro de São João.

Veja abaixo o vídeo da cerimônia de reinauguração:

http://www.youtube.com/watch?v=D7i7iCcQ0CQ&feature=share&list=UUIxViSjkDy97okiQ0JB2kGg