Espetáculo ‘Se meu apartamento falasse…’, de Charles Möeller & Claudio Botelho, estreia na Barra

Estreia do musical será nesta sexta, no Bradesco Rio, no VillageMall

Espetáculo ‘Se meu apartamento falasse…’, de Charles Möeller & Claudio Botelho, estreia na Barra

Estreia do musical será nesta sexta, no Bradesco Rio, no VillageMall

O Globo Barra
Domingo: 10/12/17
Por Patricia de Paula

Autor de clássicos que se eternizaram, como “I say a little prayer” e “I’ll never fall in love again”, o compositor americano Burt Bacharach continua atuante aos 89 anos. E sua obra vai ganhar ainda mais vida pelas mãos da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, que está levando para os palcos o espetáculo “Se meu apartamento falasse…” (“Promises, promises” no original de 1968), a primeira e única incursão de Bacharach no teatro: a estreia será nesta sexta, no Bradesco Rio, no VillageMall. Sonho antigo da dupla que há quase 30 anos vem reescrevendo a história do teatro musical no país, este é o seu 41º espetáculo.

Burt Bacharach é um compositor genial. Eu e Charles sempre fomos fãs de suas canções e tivemos este desejo de montar “Se meu apartamento falasse…”. A obra dele como um todo é sensacional, uma canção mais bonita que a outra, um vento de sofisticação e harmonias incríveis no universo pop — afirma Botelho, lembrando que, há dez anos, a dupla criou a comédia musical “Cristal Bacharach”, uma homenagem que reuniu dezenas de hits do compositor. — Sempre interpretei suas canções nos meus shows. É alguém que nos acompanha em toda a nossa carreira.

Segundo o diretor, trabalhar com a obra de Burt Bacharach é um grande aprendizado.

Percebe-se o quanto ele é falsamente simples. Não se trata de alguém que junta três ou quatro notinhas. Suas músicas têm arranjos sofisticados, o que não impediu que se popularizassem. A música de Bacharach, apesar de emblemática dos anos 1960 e 1970, ainda é bastante presente, pela sua capacidade de traduzir emoções. Até porque ele se diverte ao mexer com um imaginário cafona — completa.

“Se meu apartamento falasse…” vai ter temporada curta no VillageMall: fica em cartaz até 14 de janeiro. Mas é tempo suficiente para conferir as aventuras de Chuck Baxter, um atrapalhado contador que empresta seu apartamento para encontros casuais dos amigos da empresa em que trabalha em troca de promoções e outras vantagens. O papel coube a Marcelo Medici, com quem a dupla já trabalhou em “Sweet charity” e “Rocky horror show”.

Na trama, muitas confusões e desencontros acontecem quando Baxter se apaixona pela garçonete Fran Kubelik (Malu Rodrigues), conhece a tresloucada Marge MacDougall (Maria Clara Gueiros) e cede sua casa para Sheldrake (Marcos Pasquim), o dono da empresa. André Dias, Fernando Caruso, Renato Rabelo e Karen Junqueira são outros nomes do espetáculo, que tem duas horas e meia de duração, coreografia de Alonso Barros e arranjos e direção musical de Marcelo Castro, que também vai reger uma orquestra com oito músicos.

Além das canções inesquecíveis do Burt Bacharach, o texto da peça tem o humor sofisticadíssimo do Neil Simon. Sem falar que estamos cercados de amigos muito queridos talentosos. Ou seja, estamos realmente em casa — afirma Möeller.

Enquanto Marcos Pasquim faz sua estreia com os diretores, Maria Clara Gueiros esteve em “As bruxas de Eastwick” (2011) e “O Mágico de Oz” (2012). Já Malu Rodrigues chega ao seu 11º espetáculo com Möeller & Botelho. Aos 24 anos, a atriz alcançou esta marca após atuar em produções como “7 — O musical”, “Beatles num céu de diamantes”, “A noviça rebelde”, “Milton Nascimento — Nada será como antes”, “O despertar da primavera”, “Um violinista no telhado” e “Versão brasileira — 25 anos de musicais”.

Eu brinco dizendo que a Malu Rodrigues é praticamente minha filha — conta Möeller.

+ INFO

De 15 /12 a 14/1, no Teatro Bradesco Rio, no VillageMall. Sextas e sábados, às 21h; e quintas e domingos, às 18h. No dia 23/12, excepcionalmente, o espetáculo será encenado às 18h.