Exposição do artista multimídia Edgar Duvivier abre neste domingo, 17, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa (RJ).
Um homem da Renascença, assim definido, em momentos diferentes, por Lucio Costa e Chico Buarque, Duvivier traz agora a público sua exposição “Por Um Triz”, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, dia 17 de novembro, às 15h. Edgar Duvivier, artista responsável por trilhas musicais que embalaram a TV e esculturas que tomam o cenário carioca com propriedade, agora aposta em um evento multimídia, englobando música, cinema e artes plásticas.
A nova mostra apresenta seis séries de Edgar, dentro do tema 50 anos, assim como seu pocket show, onde empunha seu famoso e admirado saxofone na noite de abertura, e a gravação das primeiras cenas de seu curta metragem, homônimo a exposição.
As seis séries de Edgar Duvivier presentes na nova mostra são: “50 ANOS DEPOIS”, com quadros em grande escala, feitos recentemente, que repetem o mesmo tema de desenhos feitos há 50 anos; “É PERMITIDO TOCAR”, uma série de esculturas em diversos materiais, feitas para serem tocadas; “LIVING ART”, desenhos filmados e apresentados em tela de TV com moldura; “MOVIMENTOS”, esculturas de ferro com interferência de outros materiais como lentes, vidros ou cristal, que simulam movimentos e atitudes de pessoas ou animais; “CORPOS”, estátuas em bronze, que exploram movimentos do corpo humano; e “CECI N’EST PAS” (isto não é), “apropriações” de peças famosas de Magritte, Picasso, Fontana, Manzoni, Duchamp, e Warhol, onde Edgar pega elementos utilizados, e constrói uma nova arte em cima da idéia anterior.
Como todo grande artista, Edgar Duvivier está constantemente envolto em questionamentos: “O que sou eu? O que somos nós? Seres em constante mudança, diferentes a cada segundo, intangíveis?”, e são estas questões, nem sempre respondidas, que tomam a posição de chama piloto para criações das mais variadas artes.
Apresentando pela primeira vez seu lado roteirista e ator, além de diretor, Edgar vai filmar as primeiras cenas do seu curta metragem de ficção com toque de humor, com Maria Clara Gueiros, Gregório Duvivier, Orã Figueiredo, e ele próprio, no dia da abertura.
Antenado com o mercado atual, o multifacetado artista lançou a idéia de O Atelier em um site de financiamento coletivo, o Catarse, com dez opções de valores de contribuição e prêmios à altura, que vão desde escultura em mármore até cd de música, passando por telas e serigrafias, e claro, créditos no filme.
Edgar Duvivier
Edgar Duvivier, aprendeu a tocar clarinete com 8 anos de idade. Formou-se em Direito, mas abandonou a área para se concentrar no mundo em que cresceu, com arte pra todo lado. Arrumou as malas e partiu para Boston estudar música na Berklee College of Music, onde aperfeiçoou o hobby herdado pelo pai e formou-se músico em 83. De volta à terra natal, Duvivier foi convidado a compor trilhas para cinema, TV, e teatro, ganhando prêmios como o Mambembe por “Cenas de Outono”, de Naum Alves de Souza e um Kikito no Festival de Gramado com o filme “Stelinha”, de Miguel Faria Jr. Nos anos 80 e 90 rodou o mundo em turnês, lançou discos, foi indicado a prêmios, ganhou um (Lei Sarney – Revelação pelo disco Melodia Sentimental) foi jurado do prêmio Sharp, arranjador de sucesso, gravou seis discos, participou da orquestra de sax de Paulo Moura, do Projeto Aquarius com a OSB, fez a trilha sonora do Globo Ecologia durante seis anos assim como Globo Ciência, entre outros tantos. Como escultor adornou áreas públicas, entre eles a escultura da Princesa Isabel em Copacabana, e de Oscar Niemeyer e JK em Niterói. Como se não fosse suficiente, Duvivier também se aventurou em vídeos e filmes. Em Super 8 fez “A Porta”, e ganhou prêmio Cândido Mendes com “O Encontro”. Em mídia digital filmou a peça “Os Difamantes”, com Emílio Orciollo Neto e Maria Clara Gueiros, e despretensiosamente virou o diretor de making of das peças e musicais da dupla Möeller & Botelho.
SERVIÇO
“Por Um Triz” Esculturas / Pinturas / Desenhos / Vídeos de Edgar Duvivier
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 Santa Teresa – RJ
Exposição de 17 de novembro a 15 de dezembro de 2013
Terça a domingo: 8h às 18h
Mais informações:
http://www.edgarduvivier.com
https://www.facebook.com/events/173013092885434