[POR DENTRO DE PIPPIN] – Produção Original | Broadway 1972

Espetáculo foi vencedor de cinco prêmios Tony e tornou-se um clássico do teatro musical

Em 23 de outubro de 1972 estreava na Broadway um espetáculo que marcaria época: “Pippin“, vencedor de cinco prêmios Tony e um clássico do teatro musical norte-americano.

O espetáculo tinha músicas e letras de Stephen Schwartz – o mesmo de Godspell (1971) e do megassucesso ‘Wicked’ (2003); texto de Roger O. Hirson; e coreografias e direção do grande Bob Fosse.

A peça estreou no Imperial Theatre e fez tanto sucesso, que chegou a ter canções como “Magic To Do”, “Morning Glow” e “Corner of Sky” interpretadas por astros da música pop, como Michael Jackson e The Supremes.

No elenco original estavam: Ben Vereen (Leading Player), John Rubinstein (Pippin), Christopher Chadman (Lewis), Eric Berry (Charles), Jill Clayburgh (Catherine), Leland Palmer (Fastrada) e Irene Ryan (Berthe).

Na época, o musical teve indicações em todas as categorias do Tony Awards de 1973 e venceu em cinco delas: Melhor Atuação de um Protagonista Masculino em um Musical (pela performance do ator Ben Verren), Melhor Direção de um Musical e Melhor Coreografia (ambos de Bob Fosse), Melhor Cenografia (pelo trabalho de Tony Walton) e Melhor Iluminação (Jules Fisher).

O musical ficou em cartaz por cinco anos, chegando a quase 2.000 apresentações. Um dos aspectos revolucionários do show foi sua inovação nas formas de comunicação. A produção investiu em elaborados comerciais para televisão, dirigidos também por Bob Fosse.

A coreografia era tão marcante que o estilo foi usado na primeira abertura do Fantástico, da TV Globo.