Por dentro de Os Saltimbancos Trapalhões (O Musical): Os Saltimbancos Trapalhões – o Filme (1981)

Um dos mais bem-sucedidos e famosos filmes do grupo Os Trapalhões é um marco de bilheteria, e até hoje consta da lista das 10 maiores bilheterias do cinema brasileiro

Um dos mais bem-sucedidos e famosos filmes do grupo Os Trapalhões é um marco de bilheteria, e até hoje consta da lista das 10 maiores bilheterias do cinema brasileiro. 

“Ói nós aqui. Ói nós aqui. Hollywood fica ali bem perto.
Só não vê quem tem um olho aberto…” 

Em dezembro de 1981 estreava um dos mais bem-sucedidos e famosos filmes do grupo Os Trapalhões: “Os Saltimbancos Trapalhões”.

Trata-se de uma adaptação para cinema do musical de 1977 “Os Saltimbancos”, com trilha sonora do mesmo Chico Buarque, transformando a fábula teatral em uma superprodução para o cinema, com cenas gravadas até em Hollywood. 

Dirigido por J.B. Tanko, com argumento de Chico Buarque, Sérgio Bardotti, Tereza Trautman, Antonio Pedro e Renato Aragão, o filme se passa em um circo, onde funcionários (Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias) são explorados pelo dono.  Aliados a Karina (Lucinha Lins), eles fogem do circo e formam uma trupe de cantores à procura de lugares para se apresentar. O filme tem forte apelo musical e em vários momentos eles brincam com o sonho de um dia estar em Hollywood.

A ideia do filme partiu do próprio Renato Aragão, que teve a ideia aprovada por Chico Buarque imediatamente. 

No filme, foram mantidas duas canções do musical original: “História de uma Gata” e “Minha Canção”. Chico adaptou a canção “Todos Juntos”, dando-a um contexto circense, e “Bicharia” virou “Rebichada”. Foram compostas músicas inéditas, como “Piruetas”, “Hollywood”, “Alô, liberdade”, “A Cidade dos Artistas” e “Meu Caro Barão”. Na trilha-sonora do filme, além das vozes do quarteto, as canções contaram com participações do próprio Chico Buarque, Lucinha Lins, Bebel Gilberto e Elba Ramalho.

Marco de Bilheteria

“Os Saltimbancos Trapalhões” é um marco de bilheteria, e até hoje consta da lista das 10 maiores bilheterias do cinema brasileiro, com 5.218.574 espectadores.  

A crítica do jornal O Globo da época ressaltou que “Os Saltimbancos Trapalhões são uma prova de que a matéria prima é boa, e se aliada a ideias inspiradas, resulta inevitavelmente, em trabalho que satisfaz a todos”. 

Aguarde mais informações sobre “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical” !