Ópera do Malandro em Concerto

Em 2006, o espetáculo “Ópera do Malandro em Concerto”, uma nova versão do musical “Ópera do Malandro”, encenada no Teatro Carlos Gomes (RJ) em agosto de 2003, teve estreia mundial em Portugal, e foi apresentado no Rio e em Curitiba. A peça seguiu os moldes dos espetáculos “in concert” (em concerto), que acontecem com freqüência […]

Em 2006, o espetáculo “Ópera do Malandro em Concerto”, uma nova versão do musical “Ópera do Malandro”, encenada no Teatro Carlos Gomes (RJ) em agosto de 2003, teve estreia mundial em Portugal, e foi apresentado no Rio e em Curitiba.

A peça seguiu os moldes dos espetáculos “in concert” (em concerto), que acontecem com freqüência no exterior.

Tratava-se de uma versão mais compacta. Basicamente foram apresentadas as músicas, entremeadas com pequenos diálogos ou falas, utilizadas apenas interligar os números musicais e situar o espectador na história.

Em cena, oito atores/cantores e quatro músicos executaram as 25 canções de “Ópera do Malandro”.

Direção, figurinos e cenografia foram de Charles; direção musical e roteiro de Claudio; e arranjos de André Luís Góes, baseado nos arranjos originais de Liliane Secco.

No elenco, Alessandra Maestrini / Alessandra Verney, Lilian Valeska, Renata Celidônio, Soraya Ravenle / Kacau Gomes, Claudio Lins, Cristiano Gualda, Ronnie Marruda e Sandro Christopher / Thelmo Fernandes / Renato Rabelo.

Os diretores Charles Möeller e Claudio Botelho afirmaram que a “Ópera do Malandro em Concerto” inclui tudo o que Chico Buarque escreveu para a peça e filme homônimos. “O que o público viu no palco foi nossa paixão pela obra deste compositor. São 25 músicas em um espetáculo totalmente novo. No caso de Ópera do Malandro em Concerto, a idéia era reunir pela primeira vez todas as canções que Chico Buarque escreveu para sua história, tanto as que nasceram na versão original do teatro quanto as que foram escritas para o filme de Ruy Guerra. Nada ficou de fora”, disse Claudio.

Ficha Técnica:

Músicas e letras:
Chico Buarque

Direção / Figurinos / Cenografia:
Charles Möeller

Direção Musical / Roteiro:
Claudio Botelho

Apoio coreografia:
Renato Vieira

Arranjos:
André Luís Góes (baseado nos arranjos originais de Liliane Secco)

Desenho de som:
Branco

Iluminação:
Paulo Cesar Medeiros

Diretora Assistente:
Tina Salles

Direção de produção:
Aniela Jordan
Beatriz Secchin Braga
Monica Athayde Lopes

Produção:
Axion Produtores Associados

Elenco:
Alessandra Maestrini / Alessandra Verney
Lilian Valeska
Renata Celidonio
Soraya Ravenle / Kacau Gomes
Claudio Lins
Cristiano Gualda
Ronnie Marruda
Sandro Christopher / Thelmo Fernandes / Renato Rabelo

Músicos:
Piano e acordeon – João Bittencourt
Violão, guitarra e cavaquinho – Thiago Trajano
Contrabaixo – Omar Cavalheiro
Bateria e percussão – Affonso Netto