Dona Amália e o Menino de Olhar Tristonho

Aos 80 anos, fã de Chico Buarque se emociona em Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos

Aos 80 anos, D.Amália, fã de Chico Buarque se emociona em “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”

No início de fevereiro, o diretor Claudio Botelho recebeu, no camarim do Teatro Clara Nunes, onde está em cartaz como ator-cantor em ‘Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos’, um presente que o deixou emocionado.

Era uma carta redigida à mão por uma senhora de 80 anos, que se dizia fã incondicional de Chico Buarque, o homenageado do espetáculo. Na carta, ela contou que acompanha a carreira do cantor e compositor desde 1966, quando o viu defender a canção ‘A Banda’, no II Festival de Música Popular Brasileira, na TV Record. Maravilhada com o talento do jovem Chico, ela escreveu na época um poema em sua homenagem, ‘Menino de olhar tristonho’, mas nunca conseguiu lhe entregar. Desde então, ela acompanha Chico, seus discos, sua carreira, e, agora, enviou a poesia para Claudio, pedindo para fazer chegar às mãos do compositor.
 
A produção do espetáculo ficou encantada com a história e resolveu entrar em contato com sua protagonista. Poeta desde os 15 anos, D. Amália Castro Dias é capixaba de Vila Velha, mas vive no Rio desde os dois anos.  Sempre gostou de escrever. Em 1999, publicou um livro, ‘Contos de Veluz: As Histórias de Paulino’, onde faz uma homenagem ao pai. Também já escreveu poemas para todos os filhos e netos.
 
Moradora de Realengo, no subúrbio do Rio, D.Amália nunca perdeu as esperanças de conhecer Chico pessoalmente ou de lhe entregar seus poemas. No início do ano, assistindo a uma matéria na Globo News sobre ‘Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos’, animou-se e fez nova tentativa.
 
No mês passado, D.Amália foi assistir ao espetáculo, com a família, a convite da produção. Ao final, subiu ao palco e conheceu todo o elenco e equipe do musical. Tirou fotos com todos, e conversou com Claudio sobre sua admiração por Chico.
 
Sempre gostei de suas composições. Ele canta nossa realidade de uma forma muito sincera e autêntica. Não tem um vozeirão, mas sua voz é muito melodiosa”, disse ela.
 
Claudio garantiu que a carta foi entregue a Chico e afirmou: “Se a emoção dele ao ler for um décimo da minha ao ser portador deste tesouro (e tenho certeza que será enorme), isso terá valido não só a montagem de todo o espetáculo, mas toda a minha carreira!”
 
 
Abaixo um trechinho do poema de D.Amália:

“Menino de olhar tristonho,
desejo viver junto a ti
conhecendo os degraus da glória
que sabiamente, soubeste subir

Buarque, querubim,
Joia da canção popular.
Roda viva deslumbrante
Não se pode a glória te negar…”

Veja mais fotos do encontro de D.Amália com elenco, músicos e equipe de “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”:

 
 

.