Divulgado o elenco completo de PIPPIN, próximo espetáculo da dupla Charles Möeller & Botelho. O musical, o de número 43 dos diretores, estreia em agosto de 2018 no Teatro Clara Nunes, Rio de Janeiro, com 19 artistas em cena, entre atores-cantores e bailarinos.
Os protagonistas são Felipe de Carolis (Pippin), Totia Meireles (M.C.), Nicette Bruno (Berthe), Jonas Bloch (Carlos Magno), Adriana Garambone (Fastrada), Cristiana Pompeo (Catharina), Guilherme Logullo (Lewis) e Luiz Felipe Mello (Theo).
Completam o elenco Analu Pimenta, Bel Lima, João Felipe Saldanha, Rodrigo Cirne, Sérgio Dalcin, Bruninha Rocha, Daniel Lack, Flavio Rocha, Jéssica Amendola, Paulo Victor e Victoria Aguillera.
Conheça o Elenco:
FELIPE DE CAROLIS (PIPPIN)
TOTIA MEIRELES (M.C.)
NICETTE BRUNO (BERTHE)
JONAS BLOCH (CARLOS MAGNO)
ADRIANA GARAMBONE (FASTRADA)
CRISTIANA POMPEO (CATHARINA)
GUILHERME LOGULLO (LEWIS)
LUIZ FELIPE MELLO (THEO)
TRUPE
ANALU PIMENTA
BEL LIMA
JOÃO FELIPE SALDANHA
RODRIGO CIRNE
SÉRGIO DALCIN
BRUNINHA ROCHA
DANIEL LACK
FLAVIO ROCHA
JÉSSICA AMENDOLA
PAULO VICTOR
VICTORIA AGUILLERA
PIPPIN
Vencedor de cinco prêmios Tony e um clássico do teatro musical norte-americano, ‘Pippin’ estreou na Broadway em 23 de outubro de 1972, com músicas e letras de Stephen Schwartz – o mesmo de Godspell (1971) e do megassucesso ‘Wicked’ (2003); texto de Roger O. Hirson; e coreografias e direção do grande Bob Fosse.
O espetáculo estreou no Imperial Theatre e fez tanto sucesso, que chegou a ter canções como “Magic To Do”, “Morning Glow” e “Corner of Sky” interpretadas por astros da música pop, como Michael Jackson e The Supremes.
Na época, o musical teve indicações em todas as categorias do Tony Awards de 1973, vencendo em cinco delas: Melhor Atuação de um Protagonista Masculino em um Musical (pela performance do ator Ben Verren), Melhor Direção de um Musical e Melhor Coreografia (ambos de Bob Fosse), Melhor Cenografia (pelo trabalho de Tony Walton) e Melhor Iluminação (Jules Fisher).
O espetáculo ficou em cartaz por cinco anos, chegando a quase 2.000 apresentações. Um dos aspectos revolucionários do show foi sua inovação nas formas de comunicação. A produção investiu em elaborados comerciais para televisão, dirigidos também por Bob Fosse.
A coreografia era tão marcante que o estilo foi usado na primeira abertura do Fantástico, da TV Globo.
Revival de 2013
Em março de 2013, ‘Pippin’ ganhou seu primeiro revival nos palcos da Broadway, com direção de Diane Paulus. O elenco trazia Matthew James Thomas como Pippin, Patina Miller como a ‘Leading Player’, Andrea Martin como Berthe, Rachel Bay Jones como Catherine, Erik Altemus como Lewis, Terrence Mann como o Rei Charles e Charlotte d’Amboise como Fastrada.
O espetáculo foi indicado em 10 categorias do 67º Tony Awards, vencendo 4: Best Revival of a Musical; Best Actress in a Musical (Patina Miller); Best Featured Actress in a Musical (Andrea Martin) e Best Direction of a Musical (Diane Paulus).
O revival da Broadway teve seu término em 4 de janeiro de 2015, mas o musical saiu em turnê pelos EUA (até 2016) com novos nomes no elenco, incluindo Sasha Allen como a Mestre de Cerimônias. Uma nova turnê teve início em 2017, em Manchester, com elenco reduzido.
A Primeira Montagem Brasileira
Em 20 de junho de 1974 estreava no Teatro Adolpho Bloch, no Rio, a primeira versão brasileira de “Pippin“, com direção de Flávio Rangel, tradução de Flávio Rangel e Paulo César Pinheiro; cenografia de Gianni Ratto; figurino de Kalma Murtinho e Patrícia Zipprodt; e coreografia de Gene Foot.
O espetáculo tinha como protagonistas Marília Pêra (mestre de cerimônias), Marco Nanini (Pippin), Carlos Kroeber (Carlos Magno), Tetê Medina (Fastrada), Maria Sampaio (Berta) e Ariclê Perez (Catarina). Mas Marília descobriu-se grávida logo no início da temporada e teve que deixar o espetáculo, sendo substituída por Suely Franco.
Curiosidade: Marília Pêra foi a primeira mulher a interpretar o papel de mestre de cerimônias do musical.