Leia abaixo na íntegra a carta que o diretor Charles Möeller escreveu e que foi lida ao elenco e equipe de “O Mágico de Oz” na primeira pré-estreia do musical no Teatro Alfa, em São Paulo, na última quarta-feira.
Charles não pôde assistir a estreia, pois está em pleno trabalho de direção do próximo musical da dupla Möeller & Botelho, “Como Vencer na Vida sem Fazer Força”, que estreia em março no Rio.
“Meus amados OZIANOS, a estrada de tijolos amarelos às vezes bifurca e temos que estar dentro de um outro ciclone pra fazer as coisas acontecerem! Estávamos mais do que organizados pra eu estar com vocês essa semana toda, mais com o fechamento de todos os espaços públicos sem alvará do RJ, perdemos nossa sala de ensaio e com isso uma semana inteira de ensaios que emendaram no Carnaval! Infelizmente nos atrasamos! Por sorte somos dois, e Claudio correu pra OZ enquanto eu continuo fazendo força pra vencer na vida!
Algumas palavras de afeto: O Mágico de Oz mudou minha vida em todos os aspectos. Foi um período muito difícil pra mim. O Deus Ciclone veio me visitar e saiu quebrando tudo, e no meio da tempestade, me arrastava para os ensaios e vocês me davam vida pra continuar. Tive que entrar dentro do olho do furacão e ver minha casa no Kansas sendo levada com todas as minhas memórias para outras terras. O Mágico aconteceu exatamente no meio do meu processo de desligamento da produtora da qual era sócio! Foi meu último trabalho na AVENTURA e o começo de uma vida nova de novo! Quando ensaiava parecia que estava dentro de sonho/pesadelo sem conseguir despertar e tudo girava como uma peça dentro da peça! Ninguém sai de OZ impunemente. E Oz foi meu bote salva vida! Entendi que a peça precisava de mim e eu dela! Que precisaria de coragem, coração e cérebro pra criar e pra entender que tudo aquilo que eu queria eu já tinha: MINHA VOCAÇÃO/ MINHA PROFISSÂO!
AMO esse espetáculo, tenho muito orgulho do lugar que chegamos juntos com OZ, foi o ápice de todas as equipes e foi um lindo ADEUS e um fechamento de um legado de 43 espetáculos, 23 anos de dupla e 10 anos trabalhando com a Axion que se transformou em AVENTURA nos últimos cinco anos conosco como diretores de criação e sócios! Um ciclo que se fechou lindamente pra outro começar! Pra isso sabia que precisaria de um exército de afeto e só escalei pessoas que AMO e são amigos de CHARLIE… e os amigos de Charlie são tão maravilhosos! Só tenho a agradecer por tudo ainda mais agora na minha ausência!
Paulinha, braço esquerdo, estamos juntos há tantos anos (mais de 20 – abafa!!) e não tenho palavras pra agradecer sua entrega em segurar esse Ciclone, Mas você é um ser mitológico: metade mulher, metade pinheiro de Natal. É uma semideusa imortal, então sabia que tiraria de LETRA, afinal você é minha menina do dedo verde, e onde você encosta a mão tudo vira esmeralda!
Ciça querida, mais uma vez sendo nossa base incansável paulista com rigor de bailarina russa colocando tudo nas pontas, muito obrigado!
Elenco paulista: sejam bem vindos! Tenho muitos amados de outros musicais meus e outros antigos queridos amigos como Fernando Vieira com quem trabalhei tanto como ator e agora estamos tendo esse feliz reencontro! O restante do elenco que não conheço já amo, pois já me falaram as melhores coisas que um pai zeloso à distância poderia querer escutar do seu novo filho! Merda! Se divirtam e cuidem da nossa Floresta!
Elenco carioca, ou os que estavam aqui comigo no Rio: muito obrigado pela base e estrutura e recepção e por trazerem luz e calor e compartilharem tudo o que vivenciamos para a terra da Garoa! Agradeceria um a um, mas é uma carta de rodinha e daqui a pouco O PORTÂO VAI SER ABERTO! Seja!
In-coelum e todos os totós que passaram! Sem vocês Oz não seria Oz Quando crescer quero ser seu vizinho pra gente passar a fazer um zoológico!
Miele, a honra continua sendo toda nossa! Como diria nossa amiga Rogéria : Você é um LUXO! Muito obrigado pela contra dança…
Nicola, meu italiano preferido que já virou quase baiano e nem tem mais sotaque, meu coração é seu! Quando voltar, quero tomar um porre de caipirinhas de maracujá com caroço e canudinho. Só você consegue fazer isso sem entupir! DIO COMO TI AMO!
Lucinho, você é sem duvida uma das pessoas mais talentosas que já vi em cena e fora dela! No processo me pegava babando e pensava: Existe isso?! Uma pessoa que se joga sem rede de proteção, com uma coragem de quem nasceu sabendo! Nunca vi você menos que 100%! Nasceu pra MUSICAL, mas só comigo, senão eu acabo com os covardes que tentarem te roubar de mim! Você é o meu Rei da Floresta.
André, quando o Pierre saiu foi um choque! Muito sofrido pra mim e pra ele. Foi um processo de tortura e indecisões até o doloroso: “Não vou poder!” Fiquei uma noite em claro e de manhã pensei com meu cérebro e escutei o meu coração! Entendi que deveria encarar aquela situação com coragem e entendi que única pessoa que poderia substituir o Pierre era alguém que eu amasse tanto quanto! E foi assim que você veio para Oz! Nunca vi alguém tão obstinado com essa profissão! CÉLEBRO meu amado, é o que não te falta! Vai como tudo Pra Oiz encontrar o Trágico!
Malu, acho que já te disse tudo nessa vida e algumas outras! Nosso encontro é uma trombada e já estamos além das palavras! Estamos juntos agora e sempre! Vc é principio, o fim e o meio…
Lolo, tive muitos sonhos realizados ao longo da carreira e o ciclone sempre me jogou nos lugares certos na hora certa. Nesse momento estou tendo a oportunidade dos DEUSES de ter nos meus elencos simultaneamente dois atores que considero os mais geniais de suas devidas gerações: Luiz Fernando Guimarães, em COMO VENCER NA VIDA e você no MAGICO DE OZ! Sou seu fã de bater cabeça em encruzilhada e quero te propor um trato na frente de todos: considero o Mágico como um bilhete carimbado para fazer um próximo musical juntos! Muito obrigado por ser a cereja do nosso bolo!
MERDA pra todos nós! Joguem essa peteca pra valer e não deixem cair nunca! Até breve, pois AGORA SERÁ BOM TEMPO SERÁ… E como diria uma canção de outro musical meu: “Há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto…”
Charles Möeller