Foto: Leo Ladeira
No musical “Se Meu Apartamento Falasse…“, da dupla Charles Möeller & Claudio Botelho, em cartaz no Teatro Bradesco Rio, entre tantos talentos do teatro musical e do humor, tem se destacado um coro feminino que está presente em grande parte dos números musicais do espetáculo.
São as ‘Bacharach Girls’, nome dado por Claudio Botelho ao coro formado por Duda Ramos, Marianna Alexandre, Mayra Veras e Yasmin Lima, em referência ao autor das músicas do espetáculo, o compositor norte-americano Burt Bacharach. Todas as jovens foram ou são alunas do maestro Marcelo Castro em diferentes cursos. Duda e Marianna fizeram aulas particulares no Rio. Já Mayra e Yasmin participaram do projeto Broadway Brasil em Fortaleza, onde o regente ministrou aulas como convidado.
“O que dizer sobre essas quatro meninas? Orgulho? Satisfação? Objetivos? Foco? Acho que nenhuma dessas palavras pode definir o que sinto quando vejo elas arrasando no palco. Sou professor, a minha vida inteira dei aula, seja de química (sou professor de química) ou seja de canto. E não há satisfação maior para um professor do que ver seu aluno atingir e até ultrapassar seus objetivos“, orgulha-se Castro, que assina a direção musical, os arranjos e a regência do espetáculo.
O diretor Claudio Botelho também é só elogios para elas: “Que sorte, que luxo, que graça termos estas talentosíssimas e lindas atrizes/cantoras no espetáculo. Sou louco por elas!“, derrama-se.
Marcelo Castro rodeado por Duda Ramos, Marianna Alexandre, Mayra Veras e Yasmin Lima (foto: Leo Ladeira)
Orchestra Voices
Claudio explica que Burt Bacharach tem uma marca registrada em suas obra: há sempre um coro feminino que é parte fundamental da música e da orquestração. “É um selo de Bacharach. Em “Se Meu Apartamento Falasse” (“Promises, Promises”) não poderia ser diferente. O grupo feminino de cantoras está em 90% dos números“, revela.
Marcelo Castro complementa: “Bacharach usa esse recurso muito comum nas suas composições, que é o de utilizar as vozes como instrumentos de orquestra. Na partitura já vem escrito: ‘Orchestra Voices’. Usando essa ideia, quis valorizar ainda mais esse recurso e aumentar o destaque desse grupo“.
O maestro propôs aos diretores empregar o “coro de orquestra” em outros momentos da peça, ideia esta prontamente aceita e vista em vários momentos do espetáculo, o que, segundo Castro, cria uma dinâmica muito interessante.
“Aliado a esse quarteto, usei as outras atrizes pra reforçar ainda mais a ideia. Então Lola Fanucchi, Patrícia Athayde, Caru Truzzi e Jullie estão, sempre que possível, reforçado esse coro. Isso faz com que o efeito seja deslumbrante“, diz.
Foto: Dan Coelho
Destaque na Orquestra e participação em números
As quatro meninas do “Orchestra Voices” receberam destaque e cantam em uma plataforma situada dentro da orquestra, visível em determinados momentos da peça. Mas a atuação delas não se resume apenas ao coro! Todas participam de cenas como secretárias e estão arrasando até nas coreografias de Alonso Barros, especialmente no delicioso número ‘Turkey Lurkey Time’.
“Elas cantam harmoniosamente desde os primeiros ensaios. É muito prazeroso ver e ouvir esse resultado. E achei a oportunidade de fazer esse link com Fortaleza incrível. Lá tem muita gente talentosa que muitas vezes não tem oportunidade de audicionar. Acho que podemos criar um fluxo de talento dentro do Brasil“, conclui o maestro, que realizou um trabalho em Fortaleza em parceria com a escola The Biz, dirigida por André Gress.
As Bacharach Girls
Duda Ramos
“Um sonho de vida era trabalhar com o Claudio e o Charles num musical e esse ano finalmente consegui, então estou muito feliz. O elenco é maravilhoso e muito unido, não poderia pedir por uma experiência melhor de musical”.
Carioca, canta desde pequena, e se apaixonou pelos musicais ainda na infância, principalmente pelos clássicos como Lês Misérables e O Fantasma da Ópera. Estuda canto teatro musical com Marcelo Castro e lírico com Claudio Ávila. Fez o primeiro curso de Möeller & Botelho de musical. Já participou do espetáculo ’33 Variações’, com Nathalia Timberg e Wolf Maya. “Se Meu Apartamento Falasse” é seu primeiro musical.
Marianna Alexandre
“Fazer S.M.A.F. está sendo uma oportunidade ímpar na minha vida. Trabalhar com pessoas tão talentosas e aprender tanto com elas, é um presente! Estou muito feliz de fazer parte desse lindo espetáculo”.
Carioca, estuda canto desde os sete anos. Como o pai é militar, já morou em várias cidades, como Manaus, Natal e na capital federal, onde ela começou a fazer aulas de canto e piano erudito na Escola de Música de Brasília. Está de volta ao Rio desde 2014. Atua desde os 12 anos, e já participou de musicais infantis e adultos, como “Só Por Hoje – O Musical”, em maio deste ano.
Mayra Veras
“Está sendo uma experiência incrivelmente maravilhosa, todo dia aprendo coisas novas, o que eu acredito ser o mais valioso! Estou encantada com a simpatia de todos, elenco e produção! Espero poder trabalhar com Möeller & Botelho mais vezes, é realmente muito engrandecedor e prazeroso!”
Nascida em Fortaleza (CE). Começou a fazer aulas de canto em 2012 e já participou de festivais e eventos promovidos pela escola. Em 2015, atuou em um musical pela escola onde fazia aulas de canto, e voltou a fazer aulas de teatro Participou do no projeto Broadway Brasil em Fortaleza, onde conheceu o maestro Marcelo Castro. Depois fez um curso de férias e aulas particulares com ele, também em Fortaleza. “S.M.A.F.” é seu primeiro musical profissional, mas participou de montagens amadoras de ‘A Noviça Rebelde’ e ‘Lês Misérables’, entre outras.
Yasmin Lima
“Acho que palavra nenhuma explica o que estou sentindo! Viver disso é o meu sonho e trabalhar com gênios como o Charles e o Claudio, e toda a equipe deles, é uma grande honra. Todos os dias (seja no ensaio ou durante as apresentações) aprendo uma coisa nova e meu coração parece explodir de alegria por fazer parte de tudo isso! Admiro, respeito e me sinto inspirada por cada pessoa que conheci durante todo esse processo! Sou pura gratidão!”
Nascida no Rio, mora em Fortaleza desde 2005. Canta desde cedo (“Sempre fui apaixonada por música”) e já participou de montagens amadoras em escolas da capital cearense. “S.M.A.F.” é seu primeiro musical profissional. Assim como Mayra, participou do projeto Broadway Brasil em Fortaleza, onde conheceu Marcelo Castro. Depois fez um curso de férias e aulas particulares com ele.
*****
“Se Meu Apartamento Falasse…” está em cartaz no Teatro Bradesco Rio até 14/01/18.
Sextas e Sábados às 21h e Domingos às 18h.
* Sábado, 23/12, excepcionalmente às 18h.
* Recesso de 24/12 a 04/01.
Acesse https://goo.gl/mnbsXU e garanta já seu ingresso!