O produtor teatral Claudio Erlichman apresenta a história de How to Succeed in Business Without Really Trying, considerado o show certo, na época certa! Leia aqui a primeira parte do artigo.
“O show certo, na época certa.”
The New York Times
Por: Claudio Erlichman (produtor teatral e pesquisador)
Como costumo comentar, praticamente qualquer tema pode virar um musical da Broadway. Assim ninguém estranhou quando o satírico manual de auto-ajuda ‘How to Succeed in Business Without Really Trying’ (que também foi lançado no Brasil), um best-seller escrito pelo publicitário da Madison Avenue Shepherd Mead, estreou nos palcos de Nova York, em 14 de outubro de 1961. Se bem que, pelo fato de uma falta de enredo, o libreto de Abe Burrows acabou sendo baseado numa peça então inédita de Jack Weinstock (um neurocirurgião que era dramaturgo nas horas vagas) e Willie Gilbert, que foi mandada para os produtores Cy Feuer & Ernest Martin, que então escalaram Burrows e Frank Loesser (música e letras), completando o mesmo time de Guys and Dolls, para torna-la numa comédia musical.
Durante os ensaios Bob Fosse foi trazido para salvar a “encenação musical” e a coreografia (já que o obscuro coreógrafo original Hugh Lambert havia se revelado de uma grande incompetência).
Sinopse
A história trata do mundo dos negócios, até então um tabu nos musicais, e de como J. Pierrepont Finch progride, de um mero limpador de janelas a Presidente do Conselho da World Wide Wicket Company, mas não por meio de sua capacidade intelectual e do seu trabalho, mas sim de sua habilidade em fazer os outros trabalharem duro por ele, sempre tendo ao seu lado e seguindo as instruções do livro ‘How to Succeed in Business Without Really Trying’. Ao mesmo tempo em que assistimos o passo-a-passo traiçoeiro da ascensão do ambicioso Finch ao topo do corporativismo, são discutidos no show aspectos das altas rodas como nepotismo, tráfico de influências, o puxa-saco sicofanta, a hora do cafezinho, festas no escritório, a falta de escrúpulos, as reuniões da diretoria e até as conspirações do banheiro dos executivos (onde Finch tem um dos grandes números do show, o marcante e auto-reverente “I Believe In You”).
Montagens e Remontagens na Broadway
‘How to Succeed…’ foi o quarto musical a ganhar o Prêmio Pulitzer de Teatro. Ganhou também os Prêmios Tony de Melhor Musical, Autores de Musical, Compositores, Melhor Ator (Robert Morse), Melhor Ator Coadjuvante (Charles Nelson Reilly), Direção, Regência e Produção; ficando quase quatro anos em cartaz, com 1.417 representações, se tornando o 5º musical de maior duração na época.
Em março de 1995 o musical mereceu uma remontagem que para alguns críticos era mal concebida e mal elencada, e para outros era bem legal, alegre e atual. Apelidada simplesmente de “H2$”, teve Matthew Broderick no papel de Finch, que por sua performance ganhou o Tony de Melhor Ator de Musical
assista aqui sua apresentação durante a entrega do Prêmio Tony.
Desta montagem também fizeram parte Megan Mullally (que depois seria substituída pela futura Sra. Broderick, Sarah Jessica Parker) e Lillias White que é a solista no vídeo anterior. Ainda numa participação pré-gravada, Walter Cronkite (tido como o tele-jornalista de maior credibilidade dos Estados Unidos), interpretava a Voz do Livro.
Daniel “Harry Potter” Radcliffe estrelou a produção mais recente de HTSIBWRT, que estreou em março de 2011, no Al Hirshfeld Theater, em Nova York, com direção e coreografias cheias de vigor e energia de Rob Ashford.
Numa montagem elogiada, teve John Larroquete como J.B.Biggley que por sua atuação venceu o Prêmio Tony de Ator Coadjuvante. O musical teve um total de nove indicações incluindo Melhor Remontagem, Direção e Coreografia. Após dez meses da estreia Nick Jonas, dos Jonas Brothers, substituiu Radcliffe no papel de J. Pierpoint Finch, até o encerramento do musical, em maio de 2012.
Assista aqui ao vídeo da apresentação desta montagem durante o Tony. Como curiosidade os dois apresentadores do começo do vídeo são justamente os dois anteriores J. Pierpoint Finches: Matthew Broderick e Robert Morse.
Leia amanhã a segunda parte do artigo!
Referências:
Bibliografia:
– Broadway Musicals
– Show by Show (by Green, Stanley)
– Broadawy Musicals
– 101 Greatest Shows of all Times (by Bloom, Ken & Vlastnik, Frank)
– Opening Night on Broadway: A Critical Quotebook of the Golden Era of the Musical Theatre (by Suskin, Stephen)
– Fundação 18 de Março FUNDAMAR
– ACL Fundo de Arquivo Carlos Lacerda: Livros, Traduções e Bibliotecas.
DVD:
– Heart & Soul
– The Life and Music of Frank Loesser (Dir.: Gottlieb, Walter J.)