Magdalena (2003)

Em 2003, o Festival de Ópera de Manaus convidou a dupla Möeller & Botelho para encenar “Magdalena”, primeira montagem brasileira do musical escrito para a Broadway pelo compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. “Magdalena” foi uma encomenda de produtores americanos para que Villa compusesse música para libreto e letras da dupla Wright & Forrest (os mesmos de […]

Em 2003, o Festival de Ópera de Manaus convidou a dupla Möeller & Botelho para encenar “Magdalena”, primeira montagem brasileira do musical escrito para a Broadway pelo compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

“Magdalena” foi uma encomenda de produtores americanos para que Villa compusesse música para libreto e letras da dupla Wright & Forrest (os mesmos de KISMET e GRAND HOTEL), com enredo passado na Amazônia. A peça estreou em setembro de 1948, teve carreira efêmera – foram apenas 86 apresentações – e só voltou a ser encenada em 2003, no VII Festival Amazonas de Ópera, em Manaus, com adaptação de Claudio Botelho, e direção, cenário e figurino de Charles Möeller.

No programa do espetáculo, a dupla ressaltou: “Para nós, que nos últimos anos viemos trabalhando e vivendo a música de grandes nomes como Cole Porter, Leonard Bernstein, Stephen Sondheim e outros, é um prazer e um alívio poder trazer para a cena uma obra tão especial, com toques de gênio e de assustadora beleza, de um compositor nosso. Finalmente o público brasileiro vai conhecer Magdalena. E estamos certos de que isso vai dar o que falar. Já era hora!”

O Festival de Ópera de Manaus nos convidou para fazer a primeira montagem no Brasil. A história é engraçada, fizemos em português com versões minhas. Montamos em formato de concerto, infelizmente não no Teatro Amazonas, mas em um clube, com cantores – como a sensacional Rosana Lamosa – ,orquestra sinfônica, coro de crianças, coro de índios, balé, uma loucura”, disse Claudio.

Ficha Técnica

Música
Heitor Villa-Lobos

Letras
Robert Wright
George Forrest

Libreto
Frederich Hazlitt Brennan
Homer Carran

Adaptação
Evans Haile

Versão Brasileira
Claudio Botelho

Direção, Cenário e Figurino
Charles Möeller

Estreia: 26-04-2003 – 7º Festival Amazonas de Ópera (Manaus)

© MÖELLER & BOTELHO – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS