Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos

A obra de Chico Buarque sempre acompanhou a trajetória da dupla Charles Möeller & Claudio Botelho. Responsável por bem-sucedidas versões de clássicos como ‘Ópera do Malandro’ e ‘Suburbano Coração’ além de 'Na Bagunça do Teu Coração', com direção de Bibi Ferreira, a dupla retomou, em 2014, a ligação com o compositor – que comemorou 70 anos em 2014 – em um espetáculo totalmente inédito, focado apenas em suas criações para teatro, cinema, balé e, até televisão.

‘Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos’, que estreou dia 9 de janeiro de 2014 no Teatro Clara Nunes, no Rio, reúne pérolas compostas para peças como ‘Roda Viva’ (1967), ‘Ópera do Malandro’ (1978), ‘Calabar’ (1973), ‘O Corsário do Rei’ (1985), ‘Gota d’Água’ (1975); o ballet ‘Grande Circo Místico’ (1982) e também filmes como ‘Quando o Carnaval Chegar’ (1972), ‘Para Viver um Grande Amor’ (1983) e ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976).

Sem texto, o musical usa as canções para contar as histórias de uma trupe de teatro mambembe, que encena peças nas praças por onde passa.

Quase todas as músicas do espetáculo são grandes sucessos da MPB, tais como "Roda Viva", "Gota d´Água", "João & Maria", "Beatriz", "Funeral de um Lavrador", "Geni e o Zepelim", "Teresinha", "Pedaço de Mim", “O Que Será”, entre outras.

"É uma ciranda amorosa, lembra o "Quadrilha", do Drummond, mas também temos uma forte inspiração em "Lulu e a Caixa de Pandora", do Frank Wedekind. Não por acaso, todos do elenco jovem fizeram "O Despertar da Primavera" (2009), também de Wedekind, e agora voltamos à origem. É o teatro dentro do teatro, sempre contado pelas letras de Chico", destaca Charles Möeller.

"Algumas das canções são encenadas como se fossem peças únicas, com início, meio e fim. Na obra de Chico para o teatro há, naturalmente, muitos personagens definidos. Como estamos lidando com a obra teatral e não apenas canções aleatórias de Chico, é como escrever uma peça usando pedaços de peças já escritas sem, em nenhum momento, citar as obras originais", analisa Claudio Botelho, responsável pelo roteiro, e que voltou a atuar depois de sete anos longe dos palcos.

"Sempre conversamos com ele antes de cada espetáculo. Na época de “Ópera do Malandro”, almoçamos juntos e ele nos disse: “Façam o que vocês quiserem. Só vou assistir a um ensaio”. Foi a um bem perto da estreia e pediu uma ou duas alterações em uma letra dele mesmo. Depois, assistiu ao espetáculo. Foi muito generoso", explica Botelho.

Após o sucesso no Rio, "Todos Os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos" foi apresentado em Curitiba e teve duas temporadas de sucesso em São Paulo (no Teatro Faap, em 2014, e no Teatro Cetip, em 2015). Em 2016, o espetáculo se apresenta em Portugal (Porto e Lisboa) e em Belo Horizonte.

O musical teve sua trilha sonora gravada e lançada em caprichado álbum duplo, pela Biscoito Fino, com 40 faixas. O disco foi produzido por Vinicius França, produtor e empresário de Chico Buarque. Todo o projeto teve o aval irrestrito do próprio homenageado.

O espetáculo ganhou dois prêmios Bibi Ferreira: Jules Vandystadt e Thiago Trajano por Melhor Arranjo Original; e Marcelo Claret, por Melhor Desenho de Som. Lilian Valeska também ganhou o Prêmio Reverência de Melhor Atriz em Papel Coadjuvante.


Ficha Técnica

CHARLES MÖELLER
Concepção e direção

THIAGO TRAJANO
Orquestração / Arranjos

JULES VANDYSTADT
Arranjos vocais

ROGÉRIO FALCÃO
Cenografia

MARCELO PIES
Figurinos

PAULO CESAR MEDEIROS
Iluminação

MARCELO CLARET
Design de som

TINA SALLES
Coordenação artística

CLAUDIO BOTELHO
Roteiro / Direção musical

um espetáculo de
Charles Möeller & Claudio Botelho

Produção
Möeller & Botelho

Produtores associados
Pathavidhatu Empreendimentos Culturais e Casa Clássica
Conteúdo Teatral (SP)


ELENCO original (Teatro Clara Nunes - 2014)
CLAUDIO BOTELHO
SORAYA RAVENLE
MALU RODRIGUES
DAVI GUILHERMME / ANDRE LODDI
ESTRELA BLANCO
FELIPE TAVOLARO
LILIAN VALESKA
RENATA CELIDONIO

MÚSICOS
THIAGO TRAJANO - violão
LUCIANO CORREA - cello
PRISCILLA AZEVEDO – piano e acordeon
MARCIO ROMANO - percussão

ELENCO | Temporada Curitiba - 1ª Temporada SP
CLAUDIO BOTELHO
SORAYA RAVENLE
MALU RODRIGUES
ANDRE LODDI
ESTRELA BLANCO
FELIPE TAVOLARO
LILIAN VALESKA / CÁSSIA RAQUEL
RENATA CELIDONIO

ELENCO | 2ª Temporada SP
CLAUDIO BOTELHO
MARYA BRAVO
GABI PORTO
ESTRELA BLANCO
FELIPE TAVOLARO
CAROL BEZERRA
THUANY PARENTE
RODRIGO CIRNE

ELENCO | Temporada Portugal - Belo Horizonte
CLAUDIO BOTELHO
SORAYA RAVENLE
MALU RODRIGUES
ESTRELA BLANCO
FELIPE TAVOLARO
LILIAN VALESKA
RENATA CELIDONIO
RODRIGO CIRNE


* Estreia RJ: 09/01/14 - Teatro Clara Nunes

* Apresentação em Curitiba: 02/08/14 - Teatro Positivo
* 1ª Temporada SP: 08 de agosto a 07 de setembro de 2014 - Teatro Faap
* 2ª Temporada SP: 10 de abril a 31 de maio de 2015 - Teatro Cetip
* Turnê em Portugal: Coliseu Porto (Porto): 08 e 09 de Março de 2016. Campo Pequeno (Lisboa): 11 e 12 de Março de 2016.
* Temporada em Belo Horizonte: 19 e 20 de março de 2016 - Sesc Palladium 


Veja abaixo mais fotos do espetáculo



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 

Fotos:
Leo Aversa
Edgar Duvivier
Leo Ladeira
Roberto Ikeda


Buscar